segunda-feira, 18 de maio de 2009

Apresentação do Trabalho - Anexos















Equipe: Aurilande, Edimaura, Eli, Érica e Marizete.
Nossa colega Marizete não estava presente por motivos de saúde.
Equipe - Seminário 1 - Artes Visuais - Pólo de Conceição da Barra.

Cultura Local










Atividade 12 - Cultura Local

Nesse cartaz pudemos destacar as belezas do lugar: as praias, as dunas de Itaúnas, o Carnaval, o folclore, a culinária, o artesanato, os artesãos e suas famílias que seguem os mesmos caminhos.

Equipe - Seminário 1 - Curso de Artes Visuais - Pólo de Conceição da Barra.


Globalização e diversidade cultural





Atividade 10 e 11 - Diversidade cultural

Na nossa cidade há bastante influências sim, por exemplo o Carnaval que é festejado aqui, tem muita influência da Bahia. Há as apresentações do folclore, procissões. Porém alguns aspectos do folclore caíram no desuso e sem a população se aperceber estão desaparecendo. Também há a influência dos alagoanos que vêm trabalhar no corte de cana.

Equipe - Seminário 1 - Curso de Artes Visuais - Pólo de Conceição da Barra.

Determinismo biológico












Atividade 9 - Determinismo biológico

Nós realizamos esta atividade entre nós mesmas, desenhamos umas as outras, foi muito engraçado ver como cada uma de nós consegue expressar no desenho como conseguimos ver uns aos outros.
Nossas características não difere muito das outras pessoas do lugar onde vivemos. Das meninas a brancona sou eu (Eli), estatura alta, peso médio, olhos castanhos, cabelo louro.
Marizete: estatura baixa, olhos castanhos, cabelos tingidos de vermelho (este look é exclusivo dela).
Aurilande e Érica: são moças de cor morena clara, cabelos negros, olhos negros, magras. Enfim características que diferem do biotipo de nossa genética.
Equipe seminário 1 - Curso de Artes Visuais - Pólo de Conceição da Barra.

O que é desenho?

Atividade 8 - O que é desenho?

Desenho é toda e qualquer imagem reproduzida seja a lápis, tinta, giz, etc. que trás uma mensagem a quem está observando.
O desenho pode ser figurativo objetivo, ou seja, com formas definidas e conhecidas como uma casa, árvore, cão, etc. e que serve para ilustrar textos de várias origens, ou com formas indefinidas, ou seja, um desenho abstrato.
Acima de tudo, desenho é uma forma de pensar, por isso ele é único.

Eli - Aluna do Curso de Artes Visuais - Pólo de Conceição da Barra

O desenho pode ser uma forma de expressar idéias utilizando linhas, pontos nos vários planos, sobre uma superfície, que pode ser no papel na tela, na madeira, no vidro.
Em um trabalho de pintura identificamos sempre o desenho por ser uma produção bidimensional, mesmo em uma obra abstrata observamos o desenho nela contido.

Marizete - Aluna do Curso de Artes Visuais - Pólo de Conceição da Barra.

Desenho é o meio pelo qual se cria uma imagem. O artista transfere para o papel imagens e criações de sua imaginação. Mas geralmente envolve um processo pelo qual uma superfície é marcada aplicando-se sobre ela a pressão de uma ferramenta (em geral, lápis, caneta ou pincel) e movendo-a de forma a surgirem pontos, linhas e formas planas.

Aurilande e Érica Augusta - Alunas do Curso de Artes Visuais - Pólo de Conceição da Barra.

Desenho é você se expressar através de linhas, traços o que a pessoa sente através de gestos.

Edimaura - Aluna do Curso de Artes Visuais - Pólo de Conceição da Barra.

Texturas e desenho



Atividade 6 e 7 - Texturas e desenho

Aqui neste painel está representado o trabalho da equipe com vários tipos de tramas de tecidos, material como espuma, palha de aço (bombril), bucha vegetal, arroz, lixa d' água, cortiça, etamine, feltro, renda, tecido atoalhado, etc...., enfim, são inumeras as opções de se trabalhar a textura. A sensação causada pelo contato do toque dos dedos é muito curiosa. Nós que somos adultas e com o tato mais aguçado, descobrimos logo do que se trata cada superfície tocada. Já as crianças descobrem também, porém, demoram um pouco mais e querem olhar depressa para saber do que se trata. Acaba sendo muito divertido, e eles aprendem com alegria.

Mais divertido ainda é fazer a "frottage", pois nela se descobrem desenhos que não se faz naturalmente com as nossas mãos. Todas nós gostamos muito. Nos fez lembrar o tempo em que éramos crianças, que fazíamos esta técnica com moedas para poder recortar e brincar.

Eli e equipe - Alunas do Curso de Artes Visuais - Pólo de Conceição da Barra.

domingo, 17 de maio de 2009

Entre o olho e o objeto







Atividade 4 - (Linguagem Gráfica)







Desenhos de natureza morta, feitos com as técnicas da disciplina Linguagem Gráfica. Uso de linhas para fazer o desenho livre e pontos. Estes foram desenhos feitos por mim para a disciplina de Linguagem Gráfica.
Atividade 5 - Fórum -
Como ensinar desenho?
Interessante e agradável realizar esses desenhos, porém, especialmente o desenho com pontos, se é da vontade do desenhista fazê-lo com perfeição, dando as formas a imagem que se quer desenhar, torna-se bastante trabalhoso e exige muita paciência.
Eli - Aluna do Curso de Artes Visuais - Pólo de Conceição da Barra.









Dinâmica da disciplina - Atividade 1

Dinâmica da disciplina - Atividade 1

Confesso que me sinto preocupada se conseguirei alcançar tantos bons objetivos. A dinâmica é ótima, nos ajudará bastante a explorar nosso dom para o desenho, a arte e acredito que nos impulsionará a grandes descobertas. Espero poder alcançar todos os alvos.
O que considero mais importante entre outras coisas é a possibilidade de troca e socialização das experiências de cada um.

Eli - Aluna do Curso de Artes Visuais - Pólo de Conceição da Barra.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Linguagem Verbal e Linguagem Visual














































Seminário 1 - Atividade 2 UNIDADE: Linguagem Verbal e Linguagem Visual

Como não leciono 'ainda', fiz minha experiência de como trabalhar o desenho com meu filho de 5 anos. O desenho pode ser trabalhado tanto individual como em grupo. Muitas cabeças imaginando formas e cores podem fazer um rico trabalho. Pode-se usar desde o famoso lápis de cor, como tinta, canetinhas, giz cêra, recorte e colagem, etc. Acredito e pude conferir diante de meu filho que para motivar um aluno, ou a um grupo ao desenho, pode-se ou deve-se dar um tema ou até mesmo uma 'história', bem explorada, destacando bem os acontecimentos no decorrer da mesma para a imaginação deles voar. Não sei se de tudo estou certa, mas acho que é um bom começo.

Eli - Aluna do Curso de Artes Visuais - Pólo de Conceição da Barra.



















Elementos da Linguagem Visual

rebrant-leao - tinta sépia










Rosalba Carriera - pastéis seco



Unidade: Elementos da Linguagem Visual
Atividade 3 - Pesquise sobre desenho na internet.

Gostei de navegar nesses sites. Como é bom ver imagens tão bem trabalhadas e ricas em cores. Pinturas que parecem tão reais. Gostei de olhar os trabalhos e a descrição do material usado para cada um deles. O link desmat.no.sapo.pt foi o que me demorei mais, gostei muito de tudo. E aí vão algumas imagens que escolhi para postar aqui:

Espero que o meu gosto agrade.
Um abraço,


Eli - Aluna de Artes - Pólo de Conceição da Barra.